marcin czubala; back to back vol.5, mobilee records


Hoje não é dia dos namorados no Brasil, mas como o mundo é globalizado estão todos comemorando. Ou será que ainda temos aquele complexo de que tudo que vem de fora é melhor? Enfim, hoje comemora-se Valentine’s Day e tem um presentinho pros apaixonados direto de Berlim. O produtor polonês Marcin Czubala e a gravadora Mobilee disponibilizaram, desde ontem aqui, a música “Valentin’s Day” para download gratuito. A faixa é parte da campanha de lançamento, no dia 28 de fevereiro, do CD duplo “Back to Back Vol.5”, no qual ela não está. Dá pra ouvi-la abaixo

 

Há duas semanas, o disco “Back to Back Vol.5 – Presented by Marcin Czubala” aterrissou no +1teko. As produções de Czubala são muito boas, numa mistura de easy listening, grooves orgânicos com minimal techno e house. Pode parecer meio estranho eu combinar esses gêneros pra descrever o som, mas é basicamente o que tenho notado estar em voga em Berlim entre o povo que vai deixando o minimal de lado. Essa coleção “Back to Back” da Mobilee já teve como compiladores/produtores – Sebo K, And.ID, GummiHz, Miss Jools e Anja Schneider – que invariavelmente dançavam no ritmo minimalista-berlinense. A ideia é que o disco 1 seja sempre uma compilação dos melhores e novíssimos lançamentos do selo, e o segundo disco apresente novas composições do convidado.

No caso deste volume 5 de Czubala (pronuncia-se “xubala”), ele montou uma inspiradora seleção que inclui, na ordem do CD: Dan Curtin (“Free”), Vincenzo (“Young mountain edit”), Miss Kittin (“All you need”), Anja Schneider (“Pushin”), And.ID (“Erotica”), Rodriguez Jr (“Okra carnival edit”), Pan-Pot (“Captain my captain”), Czubala & Hugo (“Zoo comunale”), Daniel Stefank (“Tripiando los colores”) e Sebo K (“Spirits”-drum version). Um set prefeito, começa lento e vai indo entre o electro e o techno. E a maioria das faixas tem vocais! Os clubbers querem cantar!!! Grande parte dessas músicas estão disponíveis em streaming no soundcloud da Mobilee.

No segundo disco, Marcin Czubala solta dez faixas inéditas, umas com colaborações bem bacanas – Catz’n’Dogz, Metrobox, Novika (cantora polonesa), Affkt e Jozif. Cada faixa tem um toque especial, às vezes bem dançante noutras vezes mais ambient. Vocais e instrumentos musicais gravados ao vivo (sopros e percussão) foram inseridos nas músicas, o que dá um tom orgânico e retrô no techno/tech house do produtor polonês. A versão remixada de “Loose the man”, feita pelo londrino Jozif Goodwin, tem uma levada bem lenta de disco music; bem interessante. O disco está acima da média dos lançamentos de techno atualmente, ao meu ver.

Marcin Czubala vive em Poznan, Polônia, e esteve no Brasil em 2009 tocando nos clubes D-Edge (SP) e Hause (Campo Grande-MS). No vídeo a seguir, Marcin toca no iluminado SQ Klub, em Poznan.

Olha só onde o cara foi parar!

Deixe um comentário

Arquivado em lançamento, Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s