mostra de performance verbo

Notei que muita gente anda procurando informações no +1TEKO sobre a mostra anual de performance Verbo, realizada pela galeria Vermelho, aqui de São Paulo. Então fui atrás e descobri algumas coisinhas no site da galeria. Já adianto que as inscrições aconteceram no início do ano, então agora tem de relaxar e ir curtir os trabalhos dos artistas. Guarde sua performance pra 2011. A sexta edição da Verbo será entre 26 e 31 de julho e vai se estender além da Vermelho, com oficinas, laboratórios e palestras no Centro Cultural São Paulo e na Funarte.

O press release da Verbo diz que foram inscritos 200 projetos e 11 foram selecionados para a próxima edição. Além destes, foram convidados 16 projetos que na verdade são, na maioria, artistas da galeria Vermelho, o que interessa diretamente à diretoria da mesma já que a mostra tem um grande número de espectadores, muitos deles acadêmicos e críticos de arte. Destaco alguns nomes que foram selecionados: Cris Bierrenbach, Maurício Ianês e o Grupo Empreza, todos brasileiros. Entre os artistas selecionados, tem muitos brasileiros e gente do Canadá e de diversos países da Europa.

As performances acontecem na galeria Vermelho em diversos horários, mas a programação externa à galeria é muito boa. No CCSP vão rolar performances e três mesas de discussão: identidade/sexualidade, feminino e feminismo; o rastro/telepresença, locução e poesia; o labor/o cotidiano, o jogo e desempenho dentro da performance atual. Inscrições gratuitas, mas não informam como e quando se inscrever. Fique atento!!! Também lá acontece o laboratório de escrita sobre performance. Durante seis dias, o laboratório abordará questões atuais sobre a performance e vai incitar os participantes a produzir textos críticos nesta área. Os participantes serão selecionados a partir do envio de currículo, carta de intenção e texto inédito de no máximo duas laudas. Também não há informações sobre como e quando se inscrever para esse laboratório.

A abertura da Verbo 2010 acontecerá dia 26 de julho na Funarte, nos Campos Elísios, centro da cidade. O debate inicial será sobre a institucionalização da perfomance. Outras três oficinas gratuitas também rolam na Funarte e serão ministradas pelo canadense Richard Martel, pela alemã Nathalie Fari e pelo goiano Grupo Empreza.

P.S.: Em 2007 participei da videoperformance ‘Saindo do Armário’ do Ricardo Oliveros. Ele juntou ao trabalho Silvia Hayashi, DJ Atum e eu na parte técnica e transmitimos pela internet a loucurama de Ricardo vestir vários figurinos diferentes ditados pelos espectadores e dançar no pátio da galeria Vermelho. Dá pra ver os vídeos dessa ação aqui no blog que fizemos especialmente para a ocasião.

1 comentário

Arquivado em artes plásticas, performance

Uma resposta para “mostra de performance verbo

  1. Olá! No site do Centro Cultural São Paulo, na parte de programação especial, você consegue informações mais detalhadas sobre o modo de participar das atividades do Verbo Conjugado que acontecerão neste espaço. Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s