neoconcretismo e surrealismo em são paulo

Metaesquema de Hélio Oiticica

Duas belas exposições na Avenida Paulista – o neoconcretismo de Hélio Oiticica e o surrealismo de Max Ernst. Os trabalhos do brasileiro estão expostos no Itaú Cultural em bela montagem que inclui os famosos Metaesquemas – bi e tridimensionais, instalações, filmes, bólides e mais uma série de trabalhos e documentações. O título dessa mostra – Museu é o Mundo – coloca no cerne da questão artística a transformação da pintura em mundo real, o extravasamento do plano do quadro para a tridimensionalidade até chegar à cor pura (nos bólides) e ao movimento corporal (parangolés). Para Oiticica a realidade é arte; favelas, vielas, samba, prostitutas, cocaína, floresta, música, pobreza, mídia, corpo, carnaval, tudo pode ser e é arte. São quase 120 obras expostas em 3 andares do Itaú Cultural, com entrada gratuita. Encerra dia 23 de maio.

A exposição do Max Ernst está no MASP – nas terças é de graça!!! “Uma Semana de Bondade” é composta de 184 colagens que pertencem ao colecionador frnacês Daniel Fillipacchi, que a conservou nos últimos 70 anos e agora chega ao Brasil pela primeira – e provavelmente última – vez.  Obras em papel se deterioram muito rapidamente e precisam ficar “paradas” o máximo possível. A coleção é divida pelos dias da semana. Nas colagens Ernst afastou-se da concepção bíblica, criando seu próprio Gênesis: o Domingo surrealista, por exemplo, é recheado de orgias, violência, blasfêmia e morte. No blog Leituras do Favre tem uma explicação bem detalhada da obra e várias imagens.

************

E continua ainda hoje a promoção +1teko e Iódice Denim!!! Vamos dar um jeans da nova coleção Iódice Denim pra responder direitinho as perguntas abaixo.

1. Para onde a Iódice Denim levará uma pessoa de atitude?

2. Por que você acha que a sua verdade pode mudar o mundo?

A frase mais criativa e que tiver o destino correto, ganhará o jeans! Para conhecer o destino é só entrar no site da campanha Sua Verdade Pode Mudar o Mundo, e lá ainda dá pra concorrer a uma viagem pro Amazonas!

No sábado 30/4 eu dou o resultado aqui. Boa sorte!

6 Comentários

Arquivado em artes plásticas, Moda

6 Respostas para “neoconcretismo e surrealismo em são paulo

  1. Fui ao Itaucultural e vesti os parangolés … foi emocionante !

  2. Sarah Atum

    A Iódice Denim leva uma pessoa de atitude para o Amazonas.

    Só existe uma verdade, a felicidade. Pessoas felizes adotam cachorrinhos e gatinhos, respeitam a mãe natureza e sabem se vestir bem!🙂

  3. Leva pro Amazonas….
    “Pq em um mundo de mentiras, uma verdade só já pode alterar até o cosmo!”

    bjumedáESSEjeansTAMANHO42CINTURABAIXA!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Tô louca pra ver o Max Ernst! Adoro as colagens malucas dele…

  5. 1. Amazonas.

    2. Minha verdade pode mudar o mundo porque ela está ficando muito grande para caber só em mim.

  6. Letícia Dias

    A Iódice Denim leva uma pessoa de atitude para o Amazonas.
    A minha verdade pode mudar o mundo porque acredito que se todos dermos as mãos em prol da preservação,o meio ambiente terá salvação.Sozinhos somos uma gota na imensidão, mas juntos temos a força de transformar o futuro da nação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s