manaus – uma ilha urbana na floresta

Rio Solimões, no estado do Amazonas. 2008

Em agosto de 2008 fui a Manaus trabalhar na campanha política e pude conferir as belezas e mazelas daquela capital-ilha cercada de floresta. A exuberância do Rio Negro e da Floresta Amazônica constrasta com aquela capital de 2milhões de habitantes, que como em boa parte do país sofrem com trânsito caótico, poluição, ocupação desorganizada, favelas, tráfico de drogas e tantos outros. O governo do Amazonas ao incentivar o turismo na região deveria aproveitar e [ter vergonha na casa!] fornecer água potável encanada para as periferias de Manaus. Fiquei assustado com o grande número de casas sem água encanada e tratada, se não me engano cerca de 30% da população!!! Isso que Manaus está à beira do maior rio do mundo!

Talvez essa verdade possa mudar o mundo amazônico pra melhor.

Mas uma das melhores coisas de Manaus é a gastronomia. Tem tapiocas pra todos os gostos, sorvetes deliociosos feitos com frutas da região (açaí, cajá, umbu, tapioca, cupuaçu…), diversos peixes saborosos e o democrático caboclinho – pão francês com queijo coalho e tucumã – servido quente ou frio!!!

Tucumã é esse 'coquinho' carnudo delicioso

Um endereço chic em Manaus, que confirmei com Alex Atala que disse adorar a comida e o lugar, é o Bistrô Ananã. O lugar fica perdido no centro histórico da cidade e é bom consultar o mapa ou pegar um táxi pra chegar lá. O restaurante moderninho tem um jardim grande com mesas e muitas árvores, e o salão está instalado numa construção mais moderna com janelas redondas. Comidinhas contemporâneas feitas com produtos da floresta!!! Comi um (ou seria uma?) voulevan de camarão com jambu – a erva que dá uma adormecida na boca – muito bom e também tem pratos com peixes como pirarucu e tucunaré, e uns pãezinhos com castanhas-do-pará… hummmmmmm

Bistrô Ananã, cozinha amazônica contemporânea

Também recomendo o restaurante Açaí & Cia (Rua Acre, 98 – Conj. Vieiralves) que é um ambiente rústico, todo aberto e com teto de palha. Tem muitas receitas deliciosas de peixes e frutos regionais. Sugiro o pirarucu de casaca, um dos pratos manauaras mais pedidos e conhecidos. No horário de pico das refeições o restaurante fica impossível e tem de ter certa paciência com o atendimento, mas vale muito a pena.

************

Por falar em Manaus e Amazônia, a Iódice Denim tá com uma promoção cultural bem bacana no site da campanha Sua Verdade Pode Mudar o Mundo. Vai lá ver! De repente você usa as dicas que dei acima!

E o +1teko e a Iódice Denim querem te dar uma calça jeans super transada! Para concorrer, responda no comentário desse post as seguintes perguntas:

1. Para onde a Iódice Denim levará uma pessoa de atitude?

2. Por que você acha que a sua verdade pode mudar o mundo?

A frase mais criativa e que tiver o destino correto, ganhará o jeans! Para conhecer o destino é só entrar no site da campanha Sua Verdade Pode Mudar o Mundo.

Sexta-feira 29/4 eu dou o resultado aqui. Boa sorte!

4 Comentários

Arquivado em ecologia, gastronomia, Moda

4 Respostas para “manaus – uma ilha urbana na floresta

  1. Pingback: Tweets that mention manaus – uma ilha urbana na floresta « +1teko -- Topsy.com

  2. -A Iódice Denim levará uma pessoa de atitude pra o Amazonas!

    -Minha verdade vai mudar o mundo pois todos os botos cor de rosa estarão protegidíssimos, uniformizados de Iódice Denim e defendendo a nossa Amazônia!

    Desculpe mas mais criativo que isso eu DU-VI-DE-O-DÓ!!!!
    😉

  3. Essa comida deliciosa daqui de Manaus ainda continua do mesmo jeito, infelizmente, o resto das afirmações sobre os problemas das grandes metrópoles, também.

  4. expedito italiano pereira

    desculpe meu amigo a fruta UMBU é típica do nordeste do brasil, precisamente do sertão e não da amazonia.EXPEDITO ITALIANO LIVROS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s