rock in rio in rio

Capa do LP Rock in Rio, de 1984

Tem tanta coisa pra falar do Rock in Rio, né? Inclusive que está fazendo 25 anos por esses dias de janeiro. Imagino a loucura daquele verão 40˚ no Rio de Janeiro. Eu tinha 17 anos em 1985 e não podia viajar de Floripa pra Cidade Matavilhosa… Enfim, acompanhei tudo pela telinha da TV. Estive sintonizado na aldeia “global”, lembro do Clip Clip, Planeta Loucura e Globo de Ouro… Lembro e guardo com carinho o LP do Rock in Rio com as atrações estrangeiras. Um produto Som Livre! (A gente não se livra da Globo!) Quase furei o vinil de tanto ouvi-lo. Quando tenho oportunidade toco alguma faixa dele pra ferver.

Mas eu vim aqui escrever esse post porque vi a notícia do aniversário do Rock in Rio no Metrópolis, na TV Cultura. O programa terminou a edição de hoje com Barão Vermelho tocando “Beth Balanço” ao vivo no Rock in Rio em 1985! E daí a partir dali já me deparei com notícias sobre a volta do Rock pro Rio em 2011. No site oficial do Rock in Rio a notícia é um pouco diferente: “além de uma edição polaca em 2011, espera-se um antecipação do regresso ao Brasil no ano seguinte, algo que representa um voltar a casa.”

Vários sites dão a notícia que o governo estadual e a prefeitura do Rio estão conversando com a empresa de Roberto Medina, produtora do festival. Também rolam informações que Roberto Medina adiantou que haverão noites voltadas a diferentes estilos: 1 noite de heavy metal, 1 de indie e 3 de pop/rock. E o jornal O Globo diz que o festival precisa de um local para no mínimo 15mil pessoas. O Globo ainda: “Uma possibilidade que está sendo tratada é que o festival aconteça num terreno na Barra [da Tijuca] em frente à antiga Cidade do Rock”. O terreno de 150mil metros2 foi desapropriado pela prefeitura carioca recentemente para construir a vila dos atletas das Olimpíadas de 2016. (E as organizações Globo estão em todas sobre Rock in Rio!)

Mas vamos curtir um som de 1985, ou mais precisamente dos dias entre 18 e 20 de janeiro!

B-52’s incrível com “Rock Lobster”. A letra da música tem tudo a ver com o verão!

A locona Nina Haggen trouxe os ecos do punk rock europeu.

Iron Maiden e o clássico “The Number of the Beast”.

Essa guitarra triangular do Scorpions é muito boa!

E o top hit maker daqueles anos no Brasil – Blitz! A música é “Ridícula” que alfineta a censura e retrata com tempero pop aquele período de redemocratização do país.

É bom lembrar que o Rock in Rio ainda aconteceu em 1991 e 2001 no Rio de Janeiro e depois mudou-se para Lisboa nos anos 2004, 2006 e 2008. Também teve uma edição espanhola em 2008 e está para ser confirmado mais um em 2010. Em 2010 também acontece mais um festival em Lisboa, no dia 21 de maio. Medina planeja um festival simultâneo em 3 cidades, que eu acho que devem ser as três citadas aqui. Em 2011 está anunciado o Rock in Rio na Polônia e logo depois pode chegar à China!

Que o Rock in Rio volte ao Brasil e grande estilo! Espero que a seleção de atrações seja bacana e não caia em armadilhas com bandas decadentes ou então querer nos enfiar goela abaixo cantoras de axé e outros estilos que não têm nada a ver com rock, mas com dinheiro.

6 Comentários

Arquivado em cidade, festival, Música

6 Respostas para “rock in rio in rio

  1. eu tenho o vinil até hoje tbm!!!!
    ouvi peeeeencas! hahaha

  2. Acabei indo no Rock in Rio 2001, que teve algumas coisas bem legais, mas o fato de não ter contado com a nata do rock nacional daquela época (Raimundos, Planet e etc.) tirou grande brilho.

  3. Espera-se o regresso o mais rápido possivel

  4. wilson silva

    Oi, gente, preciso de um favor de quem tem as trilhas nacional e internacional do Rock in Rio 1: gostaria de receber a lista com as músicas incluídas ali para que eu possa baixá-las na net. Eu até já consegui uma parte, de tanto ouvir os vinis naquela época gravei o nome de alguns artistas e músicas, mas tem um problema: é que eu me lembrava de uma música do Def Leppard, por exemplo, que na minha memória se chamava “Now!”. Quando tentei baixar, vinha uma música que não tinha nada a ver. Agradeço a colaboração! w.dias.silva@uol.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s