i ♥ techno >> boys noize – ‘power’ – boysnoise rec + crookers – ‘ilovetechno 2009’ – lektroluv rec

Essa manhã de domingo tá parecendo um chill out em casa. Domingo de manhã nublada, ouvindo techno – os novos álbuns de Boys Noize e ILoveTechno by Crookers – e curtindo o friozinho desse começo de primavera com Lua cheia. Hoje troquei cerveja por sucrilhos com leite, enquanto aguardo a roupa lavar. Mudanças, né?, como no álbum Power, do produtor Alex Ridha (que também assina como Boys Noize ou kiD Alex), que é puro techno. Techno bom, de rachar assoalho. Pode ser um pouco difícil entender o salto de Boys Noize – do electro das épocas do EP The Bomb/Boy Neu, trampolim para o estrelato via Gigolo Records em 2004, até o já clássico álbum Oi Oi Oi (Boysnoise Records, 2007) e este Power puro techno 24 quilates. Ou nem é tão difícil, vai!…

boys noize power

Alex Ridha encarnou a faceta mais techno, e levou scratches (hip hop) e baixos potentes e ruidosos com vocais (electro) para um lado pesado. Techno puro e cheio de ruídos e cortes-e-recortes, que às vezes lembra coisas do selo inglês Warp e em outras descamba para um minimalismo de videogame. Para os mais radicais esse Power não supera Oi Oi Oi, mas acho que tem tudo pra virar hits nas pistas, se não é que já não viraram a essa altura. Uma sequência matadora inclui as faixas ‘Nerve’ e ‘Trooper’ (hard minimal!?), uma faixa super dançante com ares retrô de Kraftwerk é ‘Nott’, com uma voz metalizada à la ‘The Robots’ falando “I love techno’. Pra detonar corações e mentes!

Aliás, no ano passado Boys Noize foi o responsável pelo álbum mixado do festival belga ILoveTechno, que este ano ficou a cargo dos Crookers. Ambos percorrem caminhos parecidos neste novo universo da eletrônica que liquidifica tudo e não soa estanque.

ilovetechnocrookers

Crookers compilou e mixou o álbum do 14˚ ILoveTechno, festival belga de grande reputação – onde assisti em 1999, pela primeira vez, a Sven Väth enlouquecendo uma das pistas gigantes no Expo Flanders, na medieval Ghent, também terra natal dos 2ManyDJs. Esse trabalho para o ILoveTechno é dançante e inspirado, os italianos Crookers – Andrea Fratangelo ou Phra e Francesco Barbaglia ou Bot – levam o techno para universos que incluem hip hop, funk carioca e maximal. Barulho alto, levada funky e 4×4 estão em faixas de gente como Photek, Jahcoozi, Zomby, Jesse Rose, Metronimy (Micachu remix), Deepgroove e outros nomes novos que fazem com que a mixagem/compilação dos Crookers consiga fluir de forma interessante e com bons links. Quem foi ao ILoveTechno em  1999 pra ver o techno pesado de Surgeon, Jeff Mills e Derrick May como eu, vai sentir as diferenças e os caminhos que a eletrônica percorreu até chegar a essa liberdade estilística de sons que vêm do maximal, electro, breaks, grime, funk e o que mais o freguês quiser. Super recomendadado!

-i-love-techno-794710

Por falar em ILoveTechno,  Crookers e Boys Noise são headlines do festival que rola no próximo dia 24 de outubro. Daria tudo pra ir lá conferir ainda Dave Clark, Tiga, Simian Mobile Disco live, Paul Kalkbrenner live, Vitalic live, Buraka Som Sistema live e Laurent Garnier (que em novembro vai a Porto Alegre tocar num festival só com artistas franceses, depois conto mais) entre muitos outros. Pelo jeito o festival tem tudo pra ser uma boa plataforma com vista para o que novos e velhos caminhos do techno podem gerar em breve. Bem mais interessante que o Creamfields portenho, que acontece em novembro e puxa para o minimal e prog; mas única opção decente de festival eletrônico na América do Sul. Ou se vai a Buenos Aires ver/ouvir Ellen Allien, Loco Dice, Guy Gerber, Dirty Vegas, Marco Carola, 2ManyDJs, Orbital, David Guetta entre outras estrelas que já despontaram em terras brasileiras, ou fica-se em São Paulo para os festivais Maquinaria e Planeta Terra. Alguns dos que irão à Argentina passarão pelo Brasil dispersos em clubes, mas que reunidos reunidos dão um bom caldo, né? Fico aqui pra ver Sonic Youth ou vou pra Buenos Aires em 7 de novembro?

creamfields

Deixe um comentário

Arquivado em cidade, festival, lançamento, Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s