escorregou na maionese – hell’smann’s

1231798607

Como a maioria da população, eu pensava que uma colher de sopa de maionese tivesse umas 100 calorias. Daí a tradiconal marca Hellmann’s apareceu recentemente com um peça publicitária que pergunta exatamente isso: quantas calorias tem numa colher de sopa de maionese? A resposta surpreendente é que tem APENAS 40 calorias. Oooohhhhh!!!!

Daí que eu comprei maionese Arisco, por ser mais barata que a Hellmann’s, e no mais eu não sinto tanta diferença de sabor entre as marcas. Estava comendo a tal maionese Arisco e como sempre fui ler o rótulo e a tabela nutricional e conferi que uma colher de sopa – cerca de 12 gramas – de maionese Arisco tem 27 calorias! Ooooohhhhhhhhhh!!!

Acabo de conferir as tabelas nutricionais das duas marcas e é isso mesmo que indicam: 40 pra Hellmann’s e 27 pra Arisco. Pelo que entendi da mensagem da Hellmann’s é que pra vender mais tem de dizer pro público consumidor que em tempos de obesidade e de procura por um life style mais saudável tem de mostrar que o produto não é tão “engordante” quanto se pensa. Mesmo que seja apenas acrescentando palavrinhas mágicas como “fit” (como na batatinha frita), light, diet…  Ainda que a Hellmann’s não tenha caído no conto autosugestivo de que é a com menos calorias, o que seria um desastre depois que descobrissem como eu que outras marcas têm ainda menos calorias em uma colher de sopa, ela teve o mérito de levantar a discussão e fazer as pessoas olharem com mais atenção para as tabelas nutricionais – e para suas barrigas – antes de atolarem maionese nos sanduíches.

As marcas Soya e Cyclus, ambas da multinacional Bunge, também têm poucas calorias por 15g, cerca de 22 cal.

A maionese Primor diz que tem 45 calorias em 15g.

A Mayonnaise de Tofu (orgânica) da Ecobrás tem 20 calorias em 15g.

1 colher de sopa (15g) de Molho Cremoso Vegetale, da marca Superbom, contém 50 kcal.

15g da maionese Gourmet, da Cica, tem 105 calorias.

_l_salada_maionese

Vai longe a época que ficava observando a minha mãe fazer molho de maionese aos domingos. Porque domingo com maionese (com batatas) e galinha assada só perdia pro churrasco, com maionese é claro. Minha mãe ficava ali, em frente ao liquidificador, acrescentando lentamente o óleo aos ovos enquanto se misturavam delicadamente e formavam um molho delicioso. Hoje, os nutricionistas dizem que JAMAIS devemos repetir esse ato, e sim usarmos maionese industrializada por causa das salmonelas etc. Ainda prefiro a da minha mãe que a Hellmann’s.

Depois a maionese entrou nos meus sanduíches-íches-íches e mais tarde, quando fui estudar na Holanda, descobri que os holandeses (e muitos outros povos) adoram batatas fritas com maionese. Hoje prefiro reprimir o uso da maionese, mas sempre tenho um vidrinho na geladeira…

Fiz um google e descobri a histéoria da maionese: “Em 1756, o duque de Richelieu foi enviado pelo rei Luis XVI para desalojar os ingleses no porto de Mahon. Proibido de usar fogo para não despertar a atenção do inimigo, o cozinheiro fez um molho frio com o que tinha: ovos, sal e azeite. Batizou de mahonnaise, referência à cidade. Afrancesada virou mayonnaise.”

Copy & Paste:

Maionese Caseira

Ingredientes:

– 2 ovos – APENAS AS GEMAS
– 1/2 xícara de azeite de oliva
– 1 xícara (chá) de óleo de soja
– 1 colher (sopa) de vinagre branco
– 1 colher (chá) de mostarda
– 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes -MENOS O AZEITE E O ÓLEO – no liquidificador. Tire só a tampa da tampa e vá acrescentando, aos poucos, 1/2 xícara de azeite de oliva. Quando acabar o azeite, coloque o óleo, num fio, até que a maionese dentro do liquidificador feche, isto é, fique sem o buraco no meio das pazinhas virando. Dê uma mexida com o liquidificador desligado, ligue novamente (não esqueça da tampa) e coloque mais óleo. Faça assim, até que a maionese esteja no ponto.

Dica: Se, por um acaso, a maionese talhar, tire do copo do liquidificador para uma leiteira ou jarra, ponha um ovo inteiro, um pouquinho de sal e vá juntando aos poucos a maionese talhada.

20 Comentários

Arquivado em gastronomia

20 Respostas para “escorregou na maionese – hell’smann’s

  1. Grande receita! Sou fã dessa maionese criminosa. Na Kibelândia dá pra provar essa delícia no melhor x-salada de Floripa, com um hamburguer maravilha. abraço

  2. spavieri

    Adorei !!!!!!!!!!!

  3. Adorei esse post Ivi… Adoro colocar só um pouco de maionese nos sanduíches com alface e tomate e fico ouvindo que “engorda, aumenta o colesterol, faz mal à saúde,etc”, o que aliás falam para quase tudo o que é gostoso. A maionese caseira, quando bem feita como a da sua e da minha mãe, realmente ficam bem mais gostosas!!!! Ah, a história também é bem interessante!
    Beijos

  4. Mahiba Atum

    Vou já preparar uma saladinha de maionese caseira com ‘atum’!

  5. saudades de você!

    estou indo pra casa nova.

    minha vida de cabelos em pé!

    depois te chamo pra lá.

    beijos enormes
    ps. (só vc gostou dos bichos como modelos vivos…)

  6. Maionese é só com a gema, não pode colocar a clara.

  7. A Beth Ferreira tem razão – maionese é feita apenas com gemas. A receita que postei tem esse erro. Aliás, lembro que minha mãe colocava uma gema cozida e outra crua, mas não sei o porquê.

    NÃO ESQUEÇAM _ NA MAIONESE COLOQUE APENAS AS GEMAS!!!!

  8. Oi Ivi:

    Eu adoro fazer maionese. Realmente é só as gemas. Quando vc começa a bater e colocando o óleo, ou azeite, ela vai engrossando. Se colocar as claras fica aguada, não vira um creme. Ontem fiz maionese aqui e depois fiquei até com azia, pois comi tudo…

  9. gustavo

    o engracado é que os publicitarios colocam na propagando como se fosse 40 cal,quando na verdade é 40 Cal(mesmo que 40kcal)=40000cal,e as criaturas pensam que MAIONESEtem 40 cal…. deem uma olhada em quanto possui uma simples bala e comparem com uma maionese…

  10. não sabia sobre a gema, fazia com a clara sempre. vou fazer no almoço hoje… amo maionese caseira, adorei o post!

  11. Bebete Indarte

    Eu aprendi a fazer a caseira no liquidificador, mas a minha família lá no sul, fazia batendo no garfo, e dá-lhe azeite na gema de ovo.
    Uma delícia…
    Tb não vejo diferença no sabor, e sim nos preços…aqui eles comem MUITA BATATA FRITA com maionese…faz parte.
    E o povo não é gordo, vai entender…
    Eu como vivo brigando com a balança, procuro me conter…mas adoro uma boa salada de batatas com maionese, ATUM (seu amigo), picles, maçãs, cubos de queijo, uva passa, nozes, cebola picada, e um pouco de catchup pra ficar com a cor bonitinha.

    No lugar de atum pode colocar salmão de lata…
    beijos, fala mais sobre comida que a galera agradece.
    Ai que fome😉

  12. NewMaris

    Vc me surpreende!!!

  13. si..

    nao consigo vazer a maionese´desanda` nao engrossa, coloco 1colher de limao, 1 ovo c clara e olho. ja gastei 1 litro d olho e nao adiantou fiquei muito nervosa, me ajuda..

  14. si..

    sera q é por causa da clara? se eu colocar sem a clara vai funcionar? 1gema,1 colher de limao, 1 pitada de sal e olho?

  15. si..

    kd minha resp

  16. Janice Reis

    Antigamente não existia salmonela? Ou esse comentário é para fortalecer as indústrias? Já provei muitas marcas, porém melhor do que a caseira não tem. Hoje eu uso a industrializada porque é mais prático. Mas a caseira continua sendo a melhor no sabor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s