é proibido fumar

Na quinta-feira 29/5, Dia Mundial de Combate ao Fumo, o prefeito de São Paulo assinou lei que veta o cigarro em diversos estabelecimentos públicos. Ainda estou na dúvida se está proibido fumar em clubes, boates e bares. Daí ontem uma amiga dona de bar me disse que seu advogado adiantou que não haverá fiscalização agora porque é ano eleitoral e o sr. prefeito Gilberto Kassab precisa dos votos do fumantes. Questões eleitoreiras à parte, o cigarro é problema de saúde pública e uma droga tão nociva aos homens e mulheres (que eu acho que fumam mais que os homens) quanto álcool, maconha, cocaína, glutamato monossódico, gordura trans, barbitúricos, Domingão do Faustão etc. etc. etc.

A proibição do fumo corre o mundo; no início do ano foi proibido em locais públicos na França, Alemanha e Reino Unido, e já está banido nos Estados Unidos há algum tempo. No Rio de Janeiro a lei existe há cerca de dois meses e já surte efeitos. A tendência mundial é de alta no consumo de cigarros, e a boa notícia no Brasil é que o consumo per capita de cigarro caiu 32% entre 1989 e 2004, segundo o Ministério da Saúde. A prevalência de fumantes entre os brasileiros com mais de 15 anos de idade também diminuiu no período, passando de 32% para 17%. O Ministério ainda afirma que o percentual brasileiro de fumantes está mais próximo do registrado em países como Estados Unidos (20,8%) e Canadá (20%) do que o verificado em nações como México (34,8%) e Argentina (40,4%). “O Brasil é um líder global no controle do tabagismo e possui vários sucessos nessa área, como o tratamento gratuito de fumantes pelo Sistema Único de Saúde, a construção de redes descentralizadas e o envolvimento da sociedade civil”, destacou o diretor da Iniciativa Livre de Tabaco (TFI) da Organização Mundial da Saúde (OMS) Douglas Betcher em coletiva em Brasília ontem. 

Hoje em dia o cigarro é um tema que sempre gera discussão, mas pra aliviar esse fumacê todo indico alguns filmes nos quais ele é um dos protagonistas. Bom fim de semana chuvoso e frio!… E nada de fumar!

Smoke (1995) - Wayne Wang
Smoking / No Smoking (1994) - Alain Resnais
Coffee and Cigarettes (1993) - Jim Jarmush
O Informante (1999) - Michael Mann
Thank you for smoking (2006) - Jason Reitman

1 comentário

Arquivado em cinema, sem categoria

Uma resposta para “é proibido fumar

  1. Eu gostava do Yves, Ivi, principalmente do período que ele morou em Marrakech e do Jardin Majorelle que ele cuidou com tanto carinho…
    abs!

Deixe um comentário