um por todos e todos por um

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A onda colaborativista agora invade também o mercado. O trabalho em grupo, que agora traduz-se como “colaboracionismo”, já teve diversos momentos na história da humanindade e agora retorna como proposta moderna e cool para vender mais. Seja numa loja real ou virtual, o resultado deve ser o lucro. Exemplos são a recém-aberta loja Endossa (Rua Augusta, 1360) e as propostas de sites colaborativos Fiat Fashion Innovation Attitude, da Fiat na última São Paulo Fashion Week, e The Green Project, do uísque Passport, no qual vou colaborar. Esses sites na verdade querem deixar a marca bem à mostra para os potenciais consumidores e usar da democratização das opiniões de outros blogueiros para serem atrativos, se mostrando sob ou ao lado de gente considerada trendy. Já a loja real trabalha num esquema de multiplicidade de marcas de apelo urbano – toy art, bijoux, brechó, artesanatos, manufaturas, moda etc. – com objetivo de pagar menos pelo espaço e ser descolada e bacana pelos produtos e visual. Para quem quiser saber mais sobre essas propostas é só clicar nos links acima.

Daí lembro que trabalhos colaborativos foram a sensação no começa dessa década nas artes. Deu saudades do Projeto Rosângelo que fiz com Vitor Ângelo e Silvia Hayashi… ali embaixo tem o vídeo campeão do FilmFashion 2003 que fizemos com apoio do 2nd Floor, que foi um projeto colaborativo em seu início, editando a nosso modo as performances que Adriano Costa, Karla Girotto, Priscilla Darout e Raquel Uendi apresentaram na Galeria Vermelho em homenagem ao artista plástico Leonílson.

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2 Comentários

Arquivado em artes plásticas, cidade, mercado, Moda, sem categoria, vídeo

2 Respostas para “um por todos e todos por um

  1. Ricardo Oliveros

    Só esqueceu de mencionar que o curador das performances foi esse que vos escreve, né?

  2. Essa loja Endossa, que você citou aí em cima, é demais. Fiz até um post lá no blog falando só sobre ela…rs

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