utilidade pública

Minha amiga Fernanda Macedo dá uma ótima dica para as quintas-feiras paulistanas lá no blog dela, o Init Arte Visual. É o Ateliê Liege Monteiro que nas noites de quinta vira um bar charmoso ali na alameda Tietê, pertinho da rua Augusta. Para saber mais acesse o link acima no blog da Fernanda. Com essa chuvinha pode ser uma boa pedida pra hoje.

Reproduzo a seguir mensagem que recebi hoje por e-mail sobre reciclagem de pilhas, baterias e óleo de cozinha. Saudável seria não comer frituras, mas quem resiste? Já as pilhas temos de usá-las mesmo e não tem muito jeito. Então para se desfazer desse lixo é bom termos iniciativas de reciclagem como a dos supermercados Pão de Açúcar e do Banco Real. Existem muitos outros exemplos por aí e por aqui… Quem quiser entregar o lixo separado – papéis, metais, vidros e plásticos – pode levar em qualquer corpo de bombeiros de São Paulo porque lá tem lixeiras próprias pra isso. A ONG Trevo e a empresa McCain (das batatinhas fritas congeladas) estão com programa de reciclagem de óleo de cozinha, é só ligar no 0800-704-3236 que informam como fazer o descarte desse material.

Mãos à obra! 

 reciclaroleocozinha.jpg pilha.jpg

Descarte de pilhas, baterias e óleo de cozinha
As agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar estão  com programas de reciclagem.
As pilhas e baterias de celulares, câmeras  digitais, controle remoto, relógios etc. contêm materiais (cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, etc.) que contaminam o solo e os lençóis freáticos, deixando-os impróprios para utilização e podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. Não esqueça: o papa-pilhas está disponível em todas as unidades do Banco  Real.
   
Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar! As lojas do Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!
Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de  vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Como fazer:
Depois que o  óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo  de cor marrom da loja Pão de Açúcar, indicado para esta finalidade. 
Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de  biocombustível.
Se o Pão de Açúcar mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa – 0800-7732732 – ou acesse o site www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente e peça para que seja providenciado rapidamente.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em ecologia, sem categoria

2 Respostas para “utilidade pública

  1. sempre eculógica
    a senhora é reciclável? ou tem economia sustentável?
    acho que no fundo vc vive mesmo é de biocombustível: cana!

  2. nanda

    hahahaha…concordo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s