à luz de schwanke

cubo-de-luz.jpg“Cubo Luz / Antinomia” exposto na XXI Bienal Internacional de São Paulo. Foto: Paulo de Araújo 

Estou em Joinville rodando o documentário curta-metragem “À Luz de Schwanke”, premiado com edital de incentivo à produção cultural do estado de Santa Catarina. Luiz Henrique Schwanke é um artista plástico daqui falecido em 1992 aos 40 anos. Ele é considerado um dos mais importantes e respeitados artistas contemporâneos de Santa Catarina e do Brasil. Schwanke fez parte da Geração 80. A produtora Contraponto, dos meus amigos Kátia Klock e Maurício Venturi, também está por trás dessa produção e o Maurício co-dirigindo.

Domingo foi nosso primeiro dia de gravações e consegui ótimos depoimentos de amigos e estudiosos. Amanhã (segunda) tenho a tarefa árdua de entravistar a mãe e a irmã do artista morto. Na quarta-feira o Museu de Arte de Joinville e a Fundação Schwanke montarão uma mini-exposição para filmarmos, e entre as obras estará “A Deposição de Cristo” (na foto abaixo) que Schwanke não chegou a montar, deixou apenas o projeto antes de morrer. Ainda tenho gravações aqui, em Curitiba, São Paulo e Rio. Provavelmente em maio o filme estará pronto.

5917.jpg “A Deposição de Cristo”, de Schwanke

Os trabalhos com luz elétrica foram o ápice da carreira dele, principalmente pelo “Cubo de Luz / Antinomia” (primeira foto desse post), montado na XXI Bienal Internacional de São Paulo, em 1991. O claro-escuro percorreu toda a obra de Schwanke, desde os desenhos conceituais até as instalações pop e as instalações com luz elétrica. Ele participou e venceu inúmeros salões de arte no Brasil e também teve um trabalho incluído na Bienal 50 Anos (1992). Em 2007, obras de Schwanke foram expostas em duas exposições no Instituto Cultural Tomie Ohtake, em São Paulo, sendo uma delas a “Geração 80” com curadoria de Agnaldo Farias. Para saber mais sobre Schwanke e a Fundação acesse o site www.schwanke.org.br.      

2 Comentários

Arquivado em artes plásticas, cinema

2 Respostas para “à luz de schwanke

  1. Ricardo Oliveros

    Que ótimo! Curioso para ver a entrevista com a família! Good look!

  2. nanda

    Muito bom. Mande beijos pra dupla e bom trabalho pra vcs.
    No que eu puder ajudar daqui é só falar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s